sábado, 19 de março de 2016

Dia Sem Pai

Há coisas que nos são estranhas, porque nunca foi a nossa pele.
Nunca as tivemos. Nunca as experimentámos. Nunca as saboreámos.
Portanto como podemos sentir a sua falta?
Uma dessas coisas é ter um pai.
O meu morreu, com um tumor, quando eu tinha quatro anos.
Não ter um pai, nunca foi uma grande questão para mim.
Não tinha. Ponto.
De quando a quando questionava-me qual a diferença entre um pai e uma mãe.
E observava a relação dos meus amigos com os pais. Eram muitos diferentes da relação com as mães?
Não achava. 
Achava que as dinâmicas de filh@s com pais e mães, dependia não do sexo, mas de mil e uma outras variáveis e condicionantes.
Mas nunca nunca nunca senti falta de um pai?
Posso ter sentido. No primeiro nó de gravata, por exemplo.
Ou em como a vida da minha mãe seria diferente. Para melhor (acho eu...).
A vida seria diferente?
Claro que sim. Talvez viveria noutra cidade, talvez houvesse uma dinâmica familiar não tão centrada em mim, receberia outras influencias boas ou más, teria outras qualidades e outros defeitos.
Aceitaria a minha homossexualidade?
Seria mais uma pessoa para gerir. Era um comuna como os meus tios mais conservadores gostam de se referir a ele, mas não tenho a mínima ideia se era um homem progessista se retrógado. 
É um desconhecido?
Sim. Posso dizer que sim. Todas as referencias, historias, acontecimentos, são me contados por terceiros. E por mais comparação que façam com ele, é-me um desconhecido.











5 comentários:

  1. Talvez seja o "desconhecido mais conhecido" que você tenha... se pensarmos em uma continuidade, você é um pouco dele... ainda que não o tenha tido por perto! Enfim, divaguei... ;-)

    De qualquer forma uma belo texto e que nos leva a pensar sob um prisma diferente para um dia que muitas vezes passa batido!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. De alguma forma pensas nisso ou não escreverias esta homenagem tão bonita

    ResponderEliminar
  3. :-) Excelente post para o dia sem pai.
    As palavras e as imagens dizem tudo.

    ResponderEliminar

Memórias 2019: Bali, Indonésia

Memórias Avulsas: No regresso a Bali, voltei a encontrar a sofisticação oriental de tantos lugares, que não mata a cultura local. O bulício...