terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dicas Amsterdão

O Super Funky  pediu-me para dar mostrar mais fotos de Amsterdão. Prefiro dar umas dicas (porque tambén não tenho muitas mais fotos), que não viessem nos livros e blogs de viagens. Ficam aqui duas alternativas, que se identificam com a minha maneira de visitar cidades.
(Para que percebam, já fui 20 vezes a Londres e só da última vez passei em frente a Buckingham Palace)

Amsterdam Noord

Bairro a norte de Amsterdão, é um bairro renegado pela maioria da população e local onde estava localizada a Lisnave lá do burgo, que entretanto faliu devido à concorrência dos países asiáticos. The same, as usual.
Roteiro: Apanhar o ferry gratuito em frente à Estação Central, de bicicleta ou a pé (aconselho ter bicicleta), visitar o EYE e ver um filme se tiverem tempo; depois seguir até à maior loja vintage que já vi e onde em cada corredor eu dizia a Ele "Pousa isso já!!!". Sigam na direcção de oeste e vão até NDSM. Hangar outrora de apoio às docas, há vinte anos, que foi sendo ocupado por artistas que precisavam de espaço para trabalhar. Como tudo, aburguesou-se, mas continua a pena visitar. Na entrada podem ver exposições, concertos, festas.
Regressem ao centro, apanhando o ferry mais a Oeste, que vai dar na mesma à Estação Central.



De Pijp


Para quem conhece Amsterdão, é o bairro que fica a Sul da Heineken Experience e onde está o Albert Cuypmarkt.
Bairro eminentemente residencial, com poucos turístas, acho que é o sítio ideal para ficar. Bons acessos, bons cafés e supermecados e acima de tudo boa arquitectura.
De Pijp é o melhor exemplo da Escola de Arquitectura de Amsterdão, pelos menos tão concentrado, e foi pensado no inicio do Sec. XX para albergar os trabalhadores de fábricas e cervejarias envolventes.
A casa da Haukje (reparem no Licor Beirão em cima da mesa!):














3 comentários:

Memórias 2019: Bali, Indonésia

Memórias Avulsas: No regresso a Bali, voltei a encontrar a sofisticação oriental de tantos lugares, que não mata a cultura local. O bulício...