terça-feira, 15 de setembro de 2015

Amplos

Descobri a Amplos num programa de TV há uma série de anos. Achei que a minha mãe precisava de uma ajuda mais espeficica para lidar com a minha homossexualidade.
Sempre me aceitou e sempre teve óptima rrlação com os meus namorados - ainda hoje é amiga deles,  mas não tinha com quem falar - não queria falar com as amigas da terra ou família, com quem partilhar os medos, ansiedades e até alegrias.
Foi assim, que decidi levá-la a uma reunião da Amplos.
Não era nada de activismos ou de associações.
Quaisquer que eles fossem.
Nem LGBT nem em defesa da Castanha de Trás-os-Montes.

Ia muito nervoso. Não sabia o que ia encontrar, ou quem ia encontrar.
A minha mãe não queria ir. Foi um castigo convencê-la.
Mas lá fomos.
E foi muito bom. Muito.
Não senti que impuseram à minha mãe o que quer que seja, não lhe fizeram um brain wash, não lhe disseram que ser mãe de um paneleiro é lindo e fantástico.
Ouviram-na. Chorou muito. Desabafou mais.
As pessoas que foi encontrando são do mais transversal que se pode encontrar; desde os pais mais humildes às figuras públicas.
E fez contactos.
Contactos que ainda hoje perduram.
Criou uma nova rede social. E que lhe faz muito bem.
E isto foi o mais importante para ela.

A Amplos é uma associação de Mães e Pais com filhos homossexuais, bissexuais e transexuais.

Site aqui



2 comentários:

Memórias 2019: Bali, Indonésia

Memórias Avulsas: No regresso a Bali, voltei a encontrar a sofisticação oriental de tantos lugares, que não mata a cultura local. O bulício...